Pronto socorro psicológico

O plantão psicológico é um atendimento emergencial às pessoas que precisam de um socorro temporário, porém, imediato, no aspecto psicológico. 

Em geral a pessoa está bem, mas acontece algo inesperado e a pessoa entra em crise aguda e não sabe o que fazer, às vezes precisa tomar uma decisão por exemplo, ou é tomada por uma sensação de angústia forte ou ainda precisa agir em relação a um emprego ou um relacionamento. São situações que requerem uma ação breve, e a pessoa está confusa.

Tais casos, a princípio, não necessitam de psicoterapia longa, pode ser que até quatro encontros sejam suficientes para a pessoa se encontrar e sair da "crise".

Assim, o plantão psicológico é uma alternativa. É claro que é feito uma avaliação psicológica para conferir se de fato é o caso, ou se de repente deve ser um tratamento mais prolongado, caso se confirme que é uma pessoa com recursos psicológicos recuperáveis rapidamente é feito então o atendimento com previsão de até 4 sessões.

 

Caso ao fim de 4 sessões não se alcançou o objetivo o profissional conversará com o paciente e o colocará a par da situação para que tome a decisão consciente de interromper ou prosseguir o tratamento.

Mas, sendo apropriado o atendimento emergencial, ele apresenta bons resultados.

Caso você sofra de uma crise aguda de ansiedade ou depressão, ou precise tomar uma decisão urgente ou ainda simplesmente queira uma ajuda imediata sobre algum aspecto da sua vida, talvez o plantão psicológico seja uma boa alternativa para você. 

Em algumas ocasiões da vida uma ajuda rápida pode ser nosso salva vida, é melhor do que tomarmos decisões erradas ou sofrermos angustias sozinhos e desnecessárias
.

 

Compartilhar este post

Deixe um comentário