As relações interpessoais no trabalho
As relações interpessoais são as relações humanas, a interação entre as pessoas, seja pensando, sentindo, agindo ou se comportando.
As relações interpessoais estão presentes em toda a organização e é o que mais influencia no rumo das atividades e resultados. Se as relações no ambiente de trabalho são boas há mais estímulo para o desempenho profissional, mas, se as relações no ambiente de trabalho são ruins as pessoas não apresentam o mesmo desempenho profissional o que compromete a manutenção, crescimento e amadurecimento do grupo e a produtividade.
Para desenvolver boas relações interpessoais no trabalho é necessário:
Autoconhecimento. A pessoa que se conhece melhor, relaciona-se melhor. É necessário conhecer o próprio estilo interpessoal, a área da personalidade e os conceitos pessoais, responsáveis pelas emoções e comportamentos. O autoconhecimento ajuda a construir boas relações interpessoais porque a pessoa reconhece suas habilidades e fragilidades e administra melhor suas emoções.
Percepção. É a maneira particular que vemos, avaliamos e julgamos o mundo, as situações, as pessoas e os acontecimentos. Uma percepção distorcida leva a uma avaliação errada e geralmente inflexível. É necessário perceber além das percepções para uma boa relação interpessoal.
Habilidade. É necessário ter habilidade de comunicar-se de forma verbal e não verbal. As pessoas que expressam seus pensamentos e sentimentos de forma mais apropriada desenvolvem boas relações interpessoais.
É necessário alcançar competência interpessoal, que segundo Moscovici é a habilidade de lidar eficazmente com as relações interpessoais, porque tal competência é essencial para a sobrevivência profissional.
Haroldo Barbosa
Psicólogo – CRP 08/15151
Contato - 99948-8759
Deixe um comentário