Por que fazer psicoterapia

Todos nós passamos por situações complicadas uma hora ou outra. Ninguém é de ferro.

Acontece que algumas pessoas conseguem superar logo a crise enquanto outras ficam presas ao sofrimento durante um período relativamente longo, suficiente para adoecer.

Há quem procure a psicoterapia por enfrentar problemas de curto prazo, buscam uma orientação pontual ou alivio para uma dor. Outros procuram por um problema de longo prazo, depressão, ansiedade, ou algum transtorno psicológico já mais grave que já esteja interferindo no dia a dia da vida.

Ainda há quem seja relutante em buscar psicoterapia, por diversos pré-conceitos, vergonha, por achar que é coisa para louco.

Na verdade, a psicoterapia é uma re-educação psicológica, é um re-aprender se comportar emocionalmente. Aprendemos muita coisa boa de nossos pais, mas aprendemos também comportamentos negativos e prejudiciais, como gritar, perder a paciência, engolir sentimentos, dificuldade de se expressar, etc...

A psicoterapia fará com que você remodele suas emoções a partir de uma reconstrução de conceitos cognitivos. O tratamento fará com que se aprenda a lidar de uma forma mais saudável com a vida.

Qualquer pessoa deveria fazer psicoterapia antes de qualquer sintoma, simplesmente para se autoconhecer ou aprender a lidar com as emoções do dia a dia em situações comuns, sem precisar deixar chegar situações graves.

No entanto, caso aconteça alguma disfunção psicológica, crise de ansiedade ou depressão, de relacionamento ou alterações de humor, deve-se procurar logo, o quanto antes, um profissional da área da psicologia.

A psicoterapia trará alívio e uma nova maneira de lidar com as emoções, de forma mais equilibrada e saudável.

Compartilhar este post

Deixe um comentário